Prazos Médios de Análise
Visando teres agilidade, realize a simulação do crédito pretendido diretamente pelo Link: Simulação.
Confira sempre os documentos necessários para cada Etapa de Análise no CheckList e lembre-se que documentação incompleta causa atraso na análise das Propostas de Financiamento.
EM OPERAÇÕES AVULSAS
Prazos médios (a iniciar após a entrega de todos os documentos e procedimentos necessários para cada etapa):
- Questionamento gerais – até 3 dias úteis;
- Análise de Cadastro e Preliminar de Crédito – em média até 3 dias úteis para Renda Formal e 8 dias úteis para Renda Informal;
- Engenharia e Análise do Laudo – em média até 10 dias úteis para Aquisição e até 20 dias úteis para Construção;
- Análise e Montagem do Processo – em média até 5 dias úteis para Aquisição e até 10 dias úteis para Construção;
- Análise da Proposta no Banco – em média até 15 dias úteis para Aquisição e até 20 dias úteis para Construção;
- Entrevista e Assinaturas na Agência – em média até 12 dias úteis após o “Parecer Conforme”.
EM OPERAÇÕES DE REPASSE (Financiamento na Planta)
Prazos médios (a iniciar após a entrega de todos os documentos e procedimentos necessários para cada etapa):
- Questionamento gerais – até 3 dias úteis;
- Análise de Cadastro e Preliminar de Crédito – em média até 3 dias úteis para Renda Formal e 8 dias úteis para Renda Informal;
- Análise e Montagem do Processo – em média até 5 dias úteis para Aquisição e até 10 dias úteis para Construção;
- Análise da Proposta no Banco – em média até 15 dias;
- Entrevista e Assinaturas na Agência – em média até 5 dias úteis após o “Parecer Conforme”.
PRAZO DE VALIDADE DAS ANÁLISES DE CRÉDITO – as análises valem por 180 dias e necessitam estar válidas na assinatura do contrato de financiamento.
Leia mais e acesse os formulários e CheckList em:
Os prazos acima informados são presumidos.
O Correspondente Imobiliário não se compromete com prazos, pois depende de normativos e procedimentos da Instituição Financeira e das partes vinculadas ao financiamento.
IMPORTANTE: A aprovação preliminar de crédito não implica na aprovação definitiva da operação. A operação só está finalizada após o retorno do Registro de Imóveis. Todos os intervenientes do processo necessitam manter-se aptos ao financiamento (sem endividamento/restrições etc) até a finalização do mesmo. Podem ser solicitados documentos adicionais a qualquer momento. A análise de crédito é recalculada no envio da operação para o Banco e ao final da sua contratação. As tarifas de Análise/Cadastro/Engenharia são devidas mesmo havendo reprovação e/ou desistência. O tipo de conta corrente e pacote de serviços, além da contratação ou não de produtos devem ser verificados junto à agência de relacionamento. Lembramos que não pode haver restrições cadastrais vinculadas aos proponentes e vendedores durante todo o processo de financiamento; que necessitamos emitir diversas certidões em nome dos envolvidos; que a aprovação de crédito não é garantia de contratação; que além da aprovação de crédito é necessário a aprovação do Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e do Seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI); que podem ser solicitados documentos adicionais no decorrer da análise; que os Bancos cobram tarifas de análise/engenharia/contratação conforme tabelas vigentes; que existem normas vinculadas às linhas de crédito que precisam ser seguidas pelos Bancos e Correspondentes, não dependendo da nossa decisão a aprovação ou não do crédito ou da operação; que existem prazos de análise que variam de acordo com a demanda existe na instituição financeira, ou relacionadas à questões de disponibilidade orçamentária ou movimentos paredistas (greves) e que não temos domínio sobre eles. Até a assinatura do contrato de financiamento pode haver alterações nas condições propostas (limites de financiamentos, tabela de tarifas, taxas de juros ou disponibilidade da linha de crédito) por parte da Instituição Financeira.