Modalidade de financiamento destinada a Pessoa Física – PF e Pessoa Jurídica – PJ. Disponível para quem pretende adquirir um imóvel comercial novo ou usado. Pode ser utilizado para quem pretende comprar o imóvel tanto para uso próprio, como para investimento de seus recursos.
Diferente do imóvel residencial pode-se financiar parte ou até o valor integral do imóvel com a instituição financeira escolhida. Compare as opções disponíveis ou adequadas a sua renda com o tipo de imóvel que você procura no simulador de cada instituição financeira disponível em nosso link.
Condições e documentação necessária:
-
Não é permitida a utilização dos recursos da conta vinculada do FGTS na aquisição de imóveis comerciais.
-
Possui linhas de crédito para aquisição, construção, reforma e ampliação, tanto para tomador pessoa física quanto pessoa jurídica.
Etapas necessárias para a aprovação do financiamento:
-
Análise cadastral do tomador do crédito e seus proponentes solidários (se for o caso) junto ao Serasa ou SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
-
Avaliação do Imóvel pretendido.
-
Avaliação da documentação submetida pelo comprador e vendedor. Documentos necessários podem ser encontrados na página de “documentação“.
-
Assinatura do contrato pelo vendedor e comprador.
-
Recolhimento dos impostos necessários.
-
Registro do contrato no Cartório de Imóveis.
-
Pagamento do imóvel ao vendedor pela instituição financeira.
Requisitos para obtenção do financiamento imobiliário:
-
Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se estrangeiro, detentor de visto permanente no país.
-
Ser maior de 18 anos. Se menor, entre 16 e 18 anos incompletos, tem que ser emancipado.
-
Possuir capacidade civil.
-
Possuir idoneidade cadastral.
-
Possuir capacidade de pagamento para arcar com o encargo mensal.
-
Compor renda para cálculo da capacidade de pagamento – os bancos normalmente aceitam a composição de renda do casal. Outros casos como união estável, noivos, pais e filhos, irmãos ou conhecidos sem grau de parentesco, dependem de consulta junto ao banco, pois a aceitação varia de uma instituição financeira para outra, muitas vezes condicionada à apresentação de documentação complementar. Veja maiores detalhes na página “Como faço minha comprovação de renda?”
-
Estar dentro do limite de idade – para cobertura securitária, a idade do proponente mais idoso somada ao prazo de amortização do financiamento não poderá ultrapassar 80 anos e 06 meses. Esse limite é utilizado pela maioria dos bancos.
-
Fazer a opção da apólice de seguro para contratação dos seguros Danos Físicos do Imóvel – DFI e Morte e Invalidez Permanente – MIP, necessários para a aprovação do financiamento imobiliário.